Innovatrix

Machismo na empresa

Sexo na empresa – ambição dos machos, frustração das fêmeas, mercado em segundo plano

ambição e resultados

102_ec8956637a99787bd197eacd77acce5e
Entre Chimpanzés, machos competem por posição com outros machos – fêmeas competem menos com outras fêmeas . Mas, machos nunca competem com as fêmeas. Esta diferença tem causa óbvia. A recompensa do chefe por subir bem alto na hierarquia masculina, é acesso sexual , por isso, a atitude do sexo masculino para com o feminino é sensual , não competitiva. Sexo é recompensa por poder. Matt Ridley acha que isso explica , em parte, o desalento e perplexidade que mulheres sentem em empresas onde homens passam mais tempo brigando[entre si] sobre sinais frívolos de poder e prestígio, do que se preocupando com competidores no mercado .Para elas, isso é frustração. Sexo na empresa é menos relação física e muito mais psicológica.

Rivalidade interna não é tão importante para fêmeas quanto para os machos. Da mesma forma acusações de discriminação sexual  confundem os homens, porque enquanto eles estão pensando em como derrotar outros homens ou obter apoios deles, nem sequer notam as mulheres. É o poder que ocupa suas cabeças. Homens não sobem  mais rápido por sua capacidade, mas por sua ambição.O mercado fica em segundo plano para eles. Da mesma forma, quando uma mulher chega ao topo , ela, muitas vezes pode “entregar mais resultado” que os homens , porque não são tão obcecadas com “proteger seu próprio traseiro”, e também porque homens abaixo delas não são tão obcecados em derrubá-las.

Veja aqui o original do artigo de Matt Ridley do qual este post foi adaptado

(Continua)

Conheça as aulas do “INNOVATRIX 5 minutos“- aulas de 5 minutos toda segunda feira. Veja o mais recente (publicado em 16.09.2013)

Leia também