Innovatrix

Trajetória

Interessei-me por Física porque sou seduzido pela ideia de um tipo de saber não dependente de personalismos de gurus, autoridades, essas coisas… Fui me convencendo de que o processo de se fazer ciência é ainda mais importante que os resultados que a ciência obtém, pois reflete uma mentalidade fundamental para que “se obtenha resultados no mundo” em qualquer campo de atividades.

Essa sempre foi uma obsessão: não só falar nas coisas, mas fazer coisas acontecerem. Criar hipóteses, medir o resultado e tentar outras coisas dependendo do resultado que se obtém. É o que físico Richard Feynman chama de mentalidade “teste e verifique”. Não se baseie em teorias, baseie-se em experimentos. Mais tarde, o mesmo espírito me levaria ao mundo da gestão.

Físico pela UFRJ com mestrado em Engenharia Nuclear pela COPPE em 1976, depois de onze anos de trabalho como Físico (5 dos quais na Alemanha), mudei de profissão e fui para a Amil Assistência Médica em 1987, sem nenhuma experiência em negócios. Comecei implantando um processo de Gestão pela Qualidade que foi pioneiro em indústrias de serviços no Brasil.

Fiz o MBA EXECUTIVO na COPPEAD em 1991, e o STRATEGIC MARKETING MANAGEMENT em HARVARD em 1994. De 1990 até 2000 fui diretor de Marketing da Amil .Gestores têm de gerar resultado fazendo apostas bem informadas sobre o mundo. Nisso, são iguaizinhos aos físicos. Vi claramente que todo tipo de pessoa deve ter um olhar de gestor – independentemente de sua formação. O que conta em gestão (marketing, estratégia) são resultados e só resultados, não papo ou ideologia.

Até 2018, escrevi 9 livros e dezenas de artigos e colunas para revistas como EXAME e ÉPOCA NEGÓCIOS, SUPERINTERESSANTE e VOCE SA.

Ganhei O PREMIO ABRIL DE JORNALISMO em 1997 por um ensaio publicado em EXAME.

Meu livro de 2010 (com Adriano Lima) – INNOVATRIX – Inovação para não gênios –teve como ponto de partida um estudo realizado pelo engenheiro e cientista russo Genrich Altshuller. Com ele, descobri que é possível construir conhecimento prático para inovar nas empresas e na vida.
No livro seguinte – A INTRIGANTE CIÊNCIA DAS IDEIAS QUE DÃO CERTO – A MÁGICA DOS AMBIENTES INOVADORES (2015), retomo e aprofundo o tema.
Em meu livro mais recente – INOVAÇÃO EM SAÚDE – COMO REDUZIR CUSTOS E MELHORAR RESULTADOS USANDO UMA NOVA CIÊNCIA, lançado em 2016, explico os detalhes do “problema da saúde” e o que fazer para resolvê-lo.

No final de 2000 deixei a Amil para me dedicar somente a escrever, fazer palestras e conduzir workshops.
Em meu primeiro livro- EM BUSCA DA EMPRESA QUÂNTICA, de 1996, tinha sugerido que a nascente teoria dos sistemas complexos iria inspirar soluções para o mundo das empresas. Naquela época essa era uma ideia incipiente, mas agora ficou madura. INNOVATRIX é isso.

Minha “cabeça de físico” continua motivando tudo o que faço.