Innovatrix

Como inovar num mundo complexo? Com líderes carismáticos é que não é…

Imagem2

 

Talvez a maior demanda disso que chamam complexidade, seja o desenho de processos que nos levem aos resultados que desejamos, ao invés de esperar que algum líder genial resolva as coisas. Isso é relativamente novo na história; hoje sabemos que a interconexão global impede que líderes isolados, por mais geniais que sejam (à la Henry Ford,por exemplo), façam o que tem de ser feito.

Complexidade é bom (até certo ponto). Ser complexo é a única forma de sobreviver num mundo complexo, nos ensinam os acadêmicos. Ela é uma ferramenta de solução de problemas. Diminuir a complexidade num mundo complexo, significa ficar mais pobre, não é opção. Mas complexidade tem custo.

Se só uma pessoa está no controle, então o máximo que ela conseguirá é produzir uma organização que seja tão complexa quanto ela própria. Durante a maior parte da história humana isso funcionou, hoje não mais.

Complexidade é a única forma de se resolver problemas complexos, e os pesquisadores também nos ensinam que a melhor topologia que uma organização pode ter para dar conta da complexidade, é a de uma rede.

Nem tudo isso é óbvio para nós ,simples mortais, mas as evidências mais e mais mostram que de fato é assim.

Leia também