Innovatrix

Variação em desfechos é um problema mundial

img1

 

Em qualquer setor, variações de 5% a 10% em resultados, acionam programas de melhoria. Ou as empresas melhoram entregando o que é importante para o usuário, ou são expulsas do mercado.

ENTRE OS HOSPITAIS DO MUNDO, DIFERENÇAS DE CUSTO E QUALIDADE PODEM VARIAR DE 400% A 3600% . É o q Michael Porter chama de “natureza pré-industrial dos cuidados de saúde”. Foi isso que o levou a se interessar pelo setor. A solução é a mesma que dá certo em todos os outros setores (com exceção de mais um, veja a seguir).

Value Based Health Care enfatiza a aferição (e divulgação!) sistemática de desfechos e dos custos para entregá-los a pacientes que sofrem de certa doença ou condição (como câncer de cólon) ou que têm risco semelhante (como idosos multimórbidos).

Com o tempo, a competição vai forçar a melhoria do valor entregue (desfechos/custos) a cada segmento de pacientes. Redução de custos e melhoria da qualidade para o usuário. Não se tem registro histórico do contrário. Na verdade, há 2 setores em que acontece o contrário: educação e saúde, exatamente aqueles em que só se medem e divulgam inputs: métodos pedagógicos usados, reputação entre especialistas, protocolos, acreditações.

Medir e divulgar outputs resolve: % de cidadãos produtivos formados pela instituição. Desfechos entregues pelo sistema de saúde.

 

Leia também