Por que o sistema de saúde não inova?
Não se pode embutir inovação num sistema por decreto. Inovação emerge – brota – quando existem encaixes certos entre vários elementos. Se o Brasil é ruim de inovação (e é), é porque faltam encaixes entre as peças certas. Ou elas não existem, ou os encaixes são ruins. O sistema de saúde não inova pelo mesmo motivo.
Gestão da inovação – aquilo que um gestor tem que fazer para permitir que a inovação emerja – é como gestão de marca; isso que hoje chamam sofisticadamente de branding.
Marca forte só existe quando os componentes daquela famosa tríade se encaixam bem: PESSOAS, TECNOLOGIAS e PROCESSOS como logística, distribuição, comunicação, desenvolvimento de produto, serviço ao cliente, relações com fornecedores.
Não existe marca forte sem encaixes adequados entre essas coisas porque cada peça é causa e feito do que as outras fazem.
Como não dá para separar causa e efeito, é impossível “desenrolar o novelo” e desenhar do zero um “sistema operacional” (digamos assim) competente para que a inovação emerja. Gestores só conseguem desenhar os limites da moldura, a pintura desenha a si própria sozinha. Evolucionariamente.
O fundamento do qual o gestor parte é o mesmo de sempre: dentro da moldura todos os agentes tem que ganhar a partir do valor que um cliente atribua à pintura q desenham.