Innovatrix

A informação no mercado financeiro

proibido

 

No mercado financeiro – que dizem ser povoado por ogros q só pensam em dinheiro – a disseminação da informação é mandatória. Isso não elimina a s@c@n@gem, claro, mas pelo menos, torna-a mais custosa. Quer captar dinheiro no mercado de ações? Então as informações de sua empresa têm que ser auditadas por terceiras partes independentes, e divulgadas publicamente. Já a prática médica se dá num domínio no qual, como sabemos, não existe má fé. Seus profissionais têm permissão para cometer seus erros secretamente pois sempre agem “para o bem”. Sei.

Quando fraudes são detectadas num sistema que abre suas caixas pretas, os fraudadores podem perder o direito de existir (lembra da Enron?). O mesmo ocorre com a auditoria “independente” que “não viu” a fraude (lembra da Arthur Andersen?). Fraudadores vão tendo cada vez menos chance de se dar bem. Caixas pretas abertas diminuem a chance de novas quedas de aviões.

“Não importa quão bonita seja sua teoria, nem quão inteligente você seja. Se não houver concordância entre o que você diz e o que é medido, você está errado. Nesta declaração está a chave para a ciência” (Richard Feynmann). Sem medição e divulgação a prática médica torna-se anticientífica (acientífica, no mínimo), pois não há critério que permita avaliar valor. Vira ocultismo.

 

Leia também