Lembre-se: tudo que tem valor tem custo
Você está tentando se recolocar profissionalmente. Qual o atributo a exibir nas entrevistas? É sua experiência, ou seja, suas cicatrizes. Cicatrizes são o que chamam de “sinais críveis”, porque indicam que o valor que você se atribui teve custos- são o registro físico de suas batalhas. Sugerem que você não é só “papo” (marquetagem). O mundo está cheio de gente “fake” sinalizando virtude. Papo não tem custo, valor tem.
Tudo o que tem valor tem custo. Isso significa que há sempre um preço a pagar por algo que tenha valor. Essa “economia” valor/custo está presente em todos os domínios- mesmo em nossos afetos e relações mais íntimas. Mesmo quando “custo” não é traduzível em dinheiro.
Nas interações produtivas (entre pessoas/países/empresas) cada envolvido fica com uma fração “justa” do valor que é gerado. Dito de outra forma: relações produtivas- aquelas que criam valor- implicam simetria no valor obtido por cada parte.
Todos têm de se perceber ganhando! Valor não é algo intrínseco, é percepção pura (se você tem um apartamento que acha que vale 1 milhão, mas ninguém mais acha , você não conseguirá vende-lo, portanto ele não vale 1 milhão). Uma relação (comercial ou não) para ser sustentável, tem que ser simétrica quanto à percepção de valor entre os envolvidos.
Mas quem decide qual é o valor justo para cada parte envolvida? São elas mesmas-as partes envolvidas- segundo suas próprias percepções. O justo é o que cada parte acha que é! Se coincidem nisso, ok. Se não, não há negócio/transação/ relacionamento. Discordar de percepções não é uma atitude muito inteligente, é o mesmo que discordar das fases da lua.
O valor que o mercado atribui à Apple hoje é US$ trilhão , o valor que atribui ao FaceBook caiu muitos US$bilhões. Esses valores são fruto de percepções que podem ou não ser “reais”. Não existe percepção real, só existe percepção! Valor de mercado de uma empresa é um número (uma quantidade de dinheiro) que traduz hoje sua percepção sobre essa empresa no futuro. Hoje, percebe-se a Apple como tendo um futuro brilhante, já não se pode dizer o mesmo do FaceBook.
O salário que você consegue ao entrar numa empresa, traduz exatamente a mesma dinâmica.
Simetria nas percepções de valor é condição para relações estáveis entre pessoas, países, empresas. Se alguém se sente perdedor (ou injustiçado) numa relação, a relação não se sustenta. As “ações” caem seja você uma pessoa ou uma empresa, e isso significa que o amanhã é incerto.
Simetria é um princípio universal, abstrato, de organização de relações (mesmo em ciências “hard” como Física e Matemática isso é verdade; você encontra essa noção nas mais cavernosas especulações sobre os fundamentos do universo).