Innovatrix

Jogos de soma zero são o que há em saúde – todos perdem

BeautifulMind

Em meu livro – “Inovação em Saúde“- mostro como noções da “teoria dos jogos” ajudam a equacionar os dilemas do nosso sistema de saúde. Tomei por base um episódio brasileiro relativamente recente – o “quase apagão” de energia elétrica em 2001 – para afirmar que o mesmo tipo de lógica que resolveu com sucesso aquele episódio é parte da solução para os dilemas da saúde.

O pressuposto é que as pessoas e empresas reagem a incentivos, ou seja: sem sistemas de recompensa/punição adequados, ficamos (humanamente) presos a interesses individuais e o coletivo é que paga – nos tornamos reféns dos chamados “jogos de soma zero”. Não há sistema social que se sustente com base em relações do tipo “soma zero”.

Isso não é uma coisa brasileira, tem a ver com comportamento humano em todos os lugares.

Além das crises perto de nós (e as técnicas de interrogatório/delação premiada da “Lava Jato” ilustram isso), o cinema e a literatura fornecem os exemplos que nos permitem entender um dos desenvolvimentos mais interessantes da ciência das últimas décadas. Se você quer conhecer um pouco melhor as interessantes ideias por trás da teoria dos jogos, baixe um paper meu AQUI.

Leia também