Informação é o que produz uma diferença no mundo real
Lembre-se do monolito no filme “2001”. A tríade “mente-tecnologias-processos” é uma entidade (com identidade própria) que age como vetor de transmissão do que chamamos de “informação”.
Mas atenção, não se trata de TI- não é “sistemas”, não é software, não é hardware. Tente apreender essa “coisa” de forma integrada porque esta é sua natureza- a tríade “pessoas-tecnologias-processos” é uma coisa só. Veja um caso que todos conhecemos.
Havia relatórios da inteligência do FBI sugerindo que algo de muito grave poderia acontecer em setembro de 2001 nos EUA. É uma grande ironia, que no ano em que Arthur Clarke (autor do enredo do filme) previra o encontro da humanidade com o monolito que a criara – o que aconteceu de fato tenha sido o maior ataque terrorista de todos os tempos.
Pessoas suspeitas tinham sido identificadas, e o padrão do ataque fora delineado. Memorandos sugeriam que havia” indivíduos em condições de conduzir ataques terroristas contra alvos da aviação civil.” Recomendavam que o FBI fizesse uma lista de todas as escolas de pilotagem no país e identificasse qualquer pessoa que tentasse obter um visto de entrada nos EUA para frequentar uma dessas escolas.
Os memorandos ficaram presos na burocracia, dentro de alguma gaveta. Nada aconteceu . Um suspeito foi interrogado em 16 de agosto de 2001. Sua prisão foi pedida, mas negada. Também não se conseguiu um mandato de busca para vasculhar o conteúdo do disco rígido de seu PC. Um agente chegou afirmar que ”um dos suspeitos poderia tentar pilotar alguma coisa em direção ao World Trade Center”.
O mandato de busca foi finalmente emitido na tarde de 11 de setembro de 2001. O ataque ocorrera de manhã; era tarde demais.
Não havia informação naqueles relatórios do FBI, havia só relatórios. Enquanto não há uma interação com a mente humana que produza uma transformação no mundo ao redor, não há informação. Alguém ou alguma coisa tem que receber o sinal e produzir uma transformação! Poucas empresas consideram a informação desta forma.
Todas têm TI, sistemas, bancos de dados, mas muito poucas têm informação, porque não moldam seu futuro por meio dessas ferramentas. Tecnologia não é informação.
Informação é o que produz uma diferença no mundo real.