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INNOVATRIX-Clemente Nobrega

A simetria que garante a sustentabilidade-Mercado,Processos,Pessoas

Innovatrix 5 minutos

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As ferramentas que vamos explorar nos  módulos do nosso segundo curso, tem e ver com a simetria que garante a sustentabilidade de QUALQUER empresa.

Vamos demonstrar seu uso para uma empresa iniciante (o curso 2 se chama “O passo-a-passo do empreendedor”- e estará disponível em outubro ainda). Nós descrevemos a coisa assim:

  • Aquilo que a empresa vende, tem que estar em sintonia com “necessidades” de quem compra; ou seja: o mundo tem que querer aquilo que eu tenho para vender. Este é o primeiro elemento: um segmento de MERCADO que pague pelo que eu tenho a oferecer.
  • A maneira pela qual a empresa produz o que vende tem de garantir que o produto (ou serviço) esteja no lugar certo, na hora certa, pelo preço que o comprador possa pagar; ou seja: a empresa tem de ter RECURSOS e PROCESSOS adequados.

Processos são a forma de transformar os recursos disponíveis (gente,tecnologia,matérias primas,conhecimento…) em outputs de mais valor .

  • As PESSOAS da empresa têm que ter competência para desenhar, aperfeiçoar e operar os processos que produzem os produtos que, por sua vez, vão produzir um cliente satisfeito com o valor que está obtendo. Pessoas são o recurso mais importante. Não é muito politicamente correto falar assim, mas é isso que as pessoas são numa empresa: recursos. Sem competências humanas adequadas não há processos eficientes nem produtos de valor. Não há, portanto, ofertas de valor, mesmo que os demais recursos estejam lá.

Minha experiência mostra que TODOS os problemas que uma empresa possa ter são originados na quebra de simetria – no desequilíbrio – entre essas três dimensões:

O princípio da simetria exige que para que uma dimensão funcione bem as outras duas têm de estar bem alinhadas.

  • Para ”mercado” funcionar==>“processos” e “pessoas” têm que estar alinhados ;
  • Para “processos” funciona==> “pessoas” e “ mercado” têm que estar alinhados ; .
  • Para “pessoas” funcionar==> “mercado” e “processos” têm de estar alinhadas ;

O que o método  INNOVATRIX™ faz, é pegar essas três dimensões e traduzi-las (por meio de ferramentas) em arranjos coerentes (simétricos) que chamamos de modelos de negócio. As maiores inovações que você conhece são em “modelos de negócio”.

Um modelo de negócio (ou modelo de valor) é a maneira como você organiza seus recursos, seus processos de trabalho, suas competências internas, para fornecer algo que o mercado queira comprar-(e ganhar dinheiro com isso!).

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