Empreendedores, controlem o módulo APS
Empreendedores, pulem a etapa “verticalização”, coordenem prestadores em torno da atenção primária à saúde, e fiquem ricos. Este é o caminho. Veja:
IBM era sinônimo de computador. Produzia tudo que era necessário para fabricá-los: unidades de armazenamento, circuitos, memórias, etc. Era dona da arquitetura dominante, tinha 70% do mercado e 90% dos lucros do setor nos anos 1980.
Aí chegou o PC. A IBM quis definir a arquitetura que todos teriam que adotar, como já fizera com seus mainframes. Querendo ser rápida, permitiu que a Microsoft desenvolvesse o sistema operacional, e a Intel o microprocessador dos IBM PCs.
Não conseguiu controlar nada. Tinha aberto mão do coração do PC.
Qualquer um poderia fazer memórias, circuitos, placas… desde q fossem compatíveis com Windows/Intel – os módulos que definem a funcionalidade e conveniência dos PCS (a APPLE cometeu o mesmo erro, e seu MacIntosh perdeu mais feio ainda).
No início de qualquer atividade, empresas dominantes têm que ser verticalmente integradas – donas dos respectivos ecossistemas. Ocorreu no varejo, automóveis, aço, telecomunicações, remédios… Tudo feito pelo mesmo “fabricante”.
Mas quando a descentralização vem, são poucos os módulos que definem o sucesso. APS será este módulo em saúde. É onde estará a inteligência e o grosso do $$. Corra!