Innovatrix

Gestão começa com pensar direito

post5

(V)- “Deviam relaxar as medidas antiterror. Terrorismo mata muito menos que quedas de escadas e escorregões na banheira”.

Besteira. Misturar fatos de domínios diferentes para concluir coisas grandiosas impede a gestão e mata pessoas.

Gestão começa com pensar direito.

Quedas de escada seguem um padrão no qual existe uma “média” em torno da qual a distribuição “afina”e tende rapidamente a zero. O passado permite prever o futuro. É impossível p.ex, 1% da população morrer dessas quedas no mesmo ano. Sua escada não foi projetada para te matar.

Eventos terroristas seguem distribuições “cauda gorda” (fat tail). Mortes ano passado não servem para prever mortes ano que vem. Um único evento pode dizimar uma população.

Em julho de 2012 cheguei numa emergência hospitalar com choque séptico. Fui salvo por uma equipe que lutou dias e chegou a preparar minha família para o pior.

Fui salvo por uma “organização”- PESSOAS+PROCESSOS+TECNOLOGIAS – na qual “PESSOAS” (médicos) tiveram o peso decisivo, experimentando variantes até me estabilizar.

Isso prova que a interação médico-paciente (que me salvou) é a essência da medicina?

Não. Meu caso não é o padrão para a gestão da saúde. Outros “pesos” de processos, pessoas e tecnologias são mais eficazes na maioria das circunstâncias. Tem que pensar direito. Vejamos…
(Continua)

 

Leia também