Em Busca de Otários
EXAME de 21/10/1998. O Roni Chittoni lembrou num post do LinkedIn e repercutiu um bocado (veja aqui https://lnkd.in/d2PkXWi).
O título original era “GERENTES PREPARADOS FAZEM A COISA CERTA, GERENTES DE VERDADE FAZEM ACONTECER”, mas trocaram sem me consultar por um “mais vendedor” e agressivo, que ironizava o famoso “Em Busca da Excelência” de Tom Peters e Bob Waterman.
Não poupei Tom Peters no texto. O foco era a natureza do trabalho do manager e a superficialidade quase infantil de muitos (não de todos!) cursos/seminários/palestras sobre o tema (naquela época não se falava “gestor” ou “gestão”, era “manager” e “management”), mas não colocava – e não coloco – todos no mesmo saco.
Eu mesmo já devo estar beirando as 1000 palestras, mas ninguém nunca me viu nem verá fazendo gente chorar, levitar ou ter visões. Não canto nem danço. Também não conto historinhas de bichos – águias, leões – que nos ensinariam liderança. Era isso que eu atacava, além de outras baboseiras.
Mas o presidente da Amil (onde eu era diretor de Marketing) não gostou, e meus amigos da HSM romperam comigo. Personagens famosos como Regis McKenna também torceram o nariz. Passado o tempo tudo se arrumou (ah… o tempo). O lado bom foi que… Bem… acho que eu estava certo.
Versão resumida em https://lnkd.in/dEZpfQ7