Elegância, simetria e equilíbrio para funcionar bem
Elegância, simetria e equilíbrio são características do que funciona bem. Este fundamento-central em Física e Matemática ajuda a modelar o mundo.
No mundo das organizações, SIMETRIA é também o que deve ser buscado. É o seguinte: um sistema só opera sustentavelmente, se cada agente obtêm um VALOR que considere adequado. Se isso não ocorre, o sistema se desorganiza e vai ao colapso. TEM QUE HAVER SIMETRIA NA PERCEPÇÃO DE VALOR. Todos têm que se perceber obtendo um “bom valor”.
Nisso, o agente decisivo é o usuário final. É a partir do que ele considera importante (segundo seus próprios critérios!) que se define quem vive e quem morre (pense Uber x Taxi; Chip x Filme Kodak). Como só ele valida, simetria só se constrói a partir dele.
O sistema de saúde é totalmente assimétrico, como mostrei no post anterior. Como evitar o colapso? Construindo simetria a partir do usuário, como em qualquer outro setor! Ok, mas o que é importante – na percepção do usuário! -como resultado das várias intervenções médicas? Nobody knows. Registra-se o que o médico fez, não como fica a qualidade de vida do paciente depois; não os DESFECHOS na percepção do doente. Aferindo e divulgando desfechos construiremos simetria em saúde. Preços cairão e qualidade melhorará como ocorreu em todos os demais setores.