Innovatrix

Eis o que vai acontecer em saúde

post2

 

Operadoras de saúde tradicionais desaparecerão. As verticalizadas vão permanecer, mas não serão líderes, surgirá uma terceira via que dominará.

Veja só:
As grandes operadoras e seguradoras já entenderam que não têm futuro. A dúvida é se conseguirão se adaptar a novos modelos (já no seu radar e em programas experimentais), mas que quase certamente terão margens financeiras mais baixas do que elas gostam (quer dizer, gostavam. Já estão todas no osso ou no vermelho). Valerá a pena tentar porque não têm opção. Boa sorte.

As verticalizadas – donas de seus hospitais, laboratórios e com médicos assalariados – permanecerão. São as mais lucrativas hoje, mas não são o futuro. Como eu sei? É que dependem de infraestrutura física (comprar ou construir) o que consumirá uma enormidade de capital que não dará retorno a partir de certo ponto. Uma regra da ciência da complexidade aplicada à economia diz que dominará quem tiver maior índice “informação/infraestrutura”; ou seja: se apoiar muito em informação e pouco em ativos físicos.

Verticalizadas dão dinheiro. São boa (ótima) opção para investidores hoje, mas investidor não é empreendedor, e serão os empreendedores que criarão as empresas que vão dominar a paisagem: orquestradoras digitais com pouquíssimos ativos físicos e centradas na informação. Vou explicar (continua).

 

Leia também