Innovatrix

Cooperação baseada em reciprocidade é o ponto de partida

1+1

Sistemas sociais que dão certo baseiam-se em relações tipo “João/José” (ver post anterior) – cooperação baseada em reciprocidade é a norma mais “pétrea”; o ponto de partida de tudo.

Reciprocidade é receber proporcionalmente ao que se dá. Sistemas que funcionam bem garantem esse fundamento. Como eles são?

1- A informação flui sem barreiras. Todos ficam sabendo quem é confiável quem não é. Quanto mais transparência melhor.

2- O sistema é regido pela regra da lei (the rule of law) – aparato jurídico que cuida para que normas de reciprocidade sejam seguidas por TODOS. O mais forte não pode conseguir mais por ser mais forte ou influente.

3- A mentalidade “não zero” permeia as relações: sucesso de um não vem da derrota de outro. A mentalidade oposta -“soma zero”- tenta garantir uma fatia do bolo antes que outro o faça. Todos querem se dar bem às custas de outros e não há noção de futuro compartilhado.

4- Lideranças pragmáticas – não ideológicas ou corporativistas – fazem o que deve ser feito: agem sempre para preservar reciprocidade, sendo populares ou não.

5- A competição tem que ser livre para que Joões e Josés sintam-se estimulados a empreender correndo riscos, mas sabendo que o que vierem a conquistar será deles (se perderem, problema deles também). Reciprocidade é tudo.
PS: Pensando no sistema de saúde? Pois é…

Leia também