Innovatrix

Prosperidade só existe onde as relações são simétricas

enxada

A saúde só vai funcionar quando as relações entre os participantes forem “soma positiva”; hoje são “soma negativa ”- destroem valor. Eis o fundamento: prosperidade só existe onde as relações são simétricas. Você dá algo que tem – sua força de trabalho, talento, tempo – em troca de algo que não tem.

Sistemas deste tipo são os mais prósperos, justos, respeitosos com as pessoas, e livres. Ninguém é obrigado a nada – os agentes fazem o que fazem porque querem, não porque não têm opção. O “livremercadismo” fomenta parcerias confiáveis, identifica os trambiqueiros, e alinha os interesses dos vários Joões e Josés. Valor é gerado para todos. Simetria, certo?

“Comércio” é, talvez, a única forma de interação humana em que as duas partes – quem “compra” e quem “vende”- se percebem MAIS RICAS DEPOIS DA TRANSAÇÃO. Ninguém se sente usado.

Em saúde, as transações macro se dão aos pares entre usuários, pagadores, operadoras e prestadores. Só que nenhum João confia em nenhum José. Todos temem dar e não receber, e o custo dessa desconfiança é brutal.

Isso mudará quando o usuário puder escolher – hoje ele não tem informação para isso. O “livremercadismo” que vai induzir a mudança, começará liberando informação sobre quais prestadores produzem os melhores desfechos com os menores custos. Tudo mudará em consequência disso.

 

Leia também