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Como pode surgir um movimento coordenado, sem coordenação?

Especialistas  que estão tentando  “explicar” as manifestações no Brasil, podem se inspirar no seguinte:

Coisas, pessoas, insetos, ideias…Seguindo regras muito simples, podem  produzir efeitos surpreendentes .  Surpreendentes no  sentido de não programadosCoisas que “não estavam lá” e aparecem de repente.

Em 1987 um especialista  em computação gráfica chamado Craig Reynolds, produziu um modelo (chamado “Boids”) que simulava perfeitamente  o comportamento de um bando de pássaros.
No seu programa, cada  “boid”  é representado por um par de asas  que obedece à  três regras  simplicíssimas:
a)-mantenha uma distância mínima de outros objetos presentes, incluindo outros boids;
b)-Adapte  sua velocidade à dos outros boids  perto de você ;
c)-Mova-se  em direção ao centro da coleção dos outros boids em sua vizinhança.

Veja isso:

E isso:

Nenhuma das regras dizia: “forme um bando”.

Quando  a  simulação começa,  os “ boids” estão espalhados  ao  acaso, mas  logo- sob o comando único das regrinhas acima- formam um bando (flock) que  gira , muda de direção , inverte o sentido  do movimento e reage realísticamente  a obstáculos  à  sua frente-às vezes separando-se em dois bandos para contornar um objeto e  juntando-se de novo depois.

Em uma simulação ,um dos boids bateu acidentalmente num poste, moveu-se erraticamente em seguida como se estivesse “tonto” e, de repente, zarpou em linha reta para se juntar de novo ao bando à frente.

A tendência  dos boids se agruparem  em bando  é  chamada  de ”comportamento emergente”. A mudança de direção do bando não é programada, surge espontaneamente quando interagem uns com os  outros e com o ambiente.

Observando um bando  de boids voando na tela do  computador, desviando-se, mergulhando sincronizadamente, rodopiando…sempre em  conjunto, você jura  que alguém programou o comportamento desse “organismo coletivo” , mas  não, cada “boid”  é  um software de três linhas, que apenas  segue  cegamente suas  regras “locais” .

Ferramentas assim-baseadas em regras locais muito simples- têm simulado bastante bem coisas como o surgimento de mercados , crises, economias e até de empresas.

 

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