A sabedoria de Frank Zappa
Quando tentarem arrastá-lo para uma discussão idiota, use a (nada “oriental”) sabedoria de Frank Zappa, e liquide-a na origem (mate a discussão, não o oponente).
Nosso viés (humano) é este: ao tomar posição, não usamos toda a informação relevante – usamos apenas o pedaço dela que nos interessa para marcar posição. Ex: “no mundo morrem milhões de crianças todo ano, isso prova que o capitalismo…”. Não interessa notar que a taxa de mortalidade infantil caiu mais de 10 vezes nas últimas décadas, e a tendência de continuar caindo é enorme . Ou: “uma família inteira morreu num apartamento alugado via Airbnb no qual vazou gás, o q prova…”.
Usar apenas um pedaço da informação pode nos levar a erros estúpidos, que quando explorados por pessoas inteligentes nos fazem parecer tolos ou coisa pior.
Nossas discussões em saúde são muito vulneráveis a esse viés. É um viés humano, todos o temos, mas é bom tentar contorná-lo, não permitindo que distorça os argumentos de quem está tão convicto de suas posições que faz todos os demais parecerem idiotas.