Innovatrix

INNOVATRIX é sobre relações

Innovatrix é um método heurístico, ou seja é baseado em princípios e padrões que são fruto da observação e experiência prática. Não tem teoria por trás. Hoje há mais de 3 milhões de soluções para problemas inventivos , catalogadas por pesquisadores de todo o mundo.

Mas a noção que une todas as outras no INNOVATRIX vem da ciência da complexidade uma ciência moderna, cujas origens estão nos anos 1980, quando a capacidade de processamento dos computadores começou a ficar disponível para todos.

Ao contrário da ciência Newtoniana, que se fixa em coisas (objetos, planetas, bolhas de bilhar, mesas,cadeiras, estruturas independentes…), a ciência da complexidade trata de relações- o que acontece quando eu interligo coisas (neurônios num cérebro, ou bancos num sistema financeiro, ou compradores e vendedores num mercado..). Quando eu trato de coisas interligadas aparecem efeitos que não estão em nenhuma dessas coisas isoladamente.Eles surge-emergem- das relações.

Empresas a partir do momento em adquirem uma cultura própria viram sistemas complexos

Os pesquisadores da complexidade descobriram um princípio que é central no trabalho de Altshuller, que originou o INNOVATRIX. O conceito de possível adjacente.

Altshuller não sabia, mas a maneira que ele criou para buscarmos buscarmos rotas de solução para problemas de inovação, é um procedimento para desvendarmos possíveis adjacentes - uma noção da ciência da complexidade criada por um cientista americano chamado Stuart Kaufmann.

Leia também