Innovatrix

A forma pela qual o sistema está organizado impede a inovação em saúde

SISTEMA

 

A falência do sistema de saúde atual nada tem a ver com profissionais despreparados, ou pouco esforçados. Pelo contrário, há episódios diários de heroísmo e dedicação da parte deles em todos os lugares, tanto no sistema público como no privado.

A falência do sistema vem da forma pela qual a prestação do serviço assistencial é organizada. Ela impede a boa prática médica mesmo por parte dos melhores profissionais.

Medimos as coisas erradas, o trabalho é organizado de forma errada e gerar valor para o cliente não é o que direciona a remuneração das organizações de saúde.

Ninguém sabe o valor que é gerado para o usuário. O que se mede — (quando se mede) — é compliance com processos de trabalho e protocolos assistenciais, mas essas coisas não levam necessariamente a melhores resultados e menores custos. Não levam necessariamente a mais valor para o usuário.

Os serviços assistenciais não são organizados em torno das condições de saúde dos usuários, mas em torno de especializações médicas e dos recursos existentes.

A inovação de que realmente necessitamos em saúde é organizacional. Tipos diferentes de organizações desenhadas para resolver problemas de usuários operando de forma integrada.

Veja mais em www.facebook.com/innovatrix

Leia também