Innovatrix

Verschlimmbessern= verschlimmern (piorar) + verbessern (melhorar)

post2

Em alemão há uma palavra que vem da junção de duas outras: verschlimmern (piorar) + verbessern (melhorar) = “verschlimmbessern”. Significa “piorar alguma coisa na tentativa de melhorá-la”.

Especialistas em saúde são mestres nisso. Para “melhorar” o sistema, propõe coisas como: limitar por lei números de cesáreas, tempo de consultas, reajustes de planos, coberturas, Telemedicina, participação de enfermeiros em coisas que poderiam fazer… E, claro, mais verbas, mais verbas, mais verbas.

Resultado? Desperdícios vergonhosos (sem falar de mortes evitáveis).

Tudo se origina na definição errada do escopo do problema que pensam estar resolvendo. Escopo é a abrangência – a formulação mais geral do problema. Erre nisso e você erra em tudo. O que define “escopo” em saúde? Resposta: um usuário com uma necessidade.

Um sistema decente TEM que partir do usuário. Paremos de pedir mais “inputs” (dinheiro, hospitais…). Passemos a focar naquilo que o sistema entrega. Outputs. Desfechos.

O centro da prática médica não é um médico, é um usuário com uma necessidade (ver http://tiny.cc/mwd29y ).

Sucesso é um usuário que tenha suas demandas atendidas de forma funcional, confiável, conveniente e pagável. Este é o output a buscar. Esta é a lógica por trás do que chamamos assistência com base em valor. Esta é a minha lógica.

 

Leia também