Innovatrix

Para INNOVATRIX , inovação empresarial é dinheiro novo.

Inovação é multifacetada http://goo.gl/6j3sA  porque “dinheiro novo” pode ser gerado de várias maneiras (basicamente: novos produtos, novos processos ou novas concepções de negócio). Inovação tem duas características:

a – Tem que gerar dinheiro (se não dá dinheiro não é inovação, é novidade, e novidade é irrelevante em business. Além de se vingar de quem a despreza, a “deusa inovação” é interesseira também, sem dinheiro nada feito).

b – Tem que representar uma “quebra do molde” até então estabelecido.

Ex: a IBM, pós Lou Gerstner (o CEO que liderou a reinvenção da empresa no início dos anos 1990), é uma empresa muito diferente da que era antes. O dinheiro novo veio de um novo molde: mais serviços, menos hardware. O MacDonald’s quebrou o molde por meio do qual se produzia e vendia hambúrgueres em lanchonetes, criando, na prática, um molde novo a que se chama fast food.

“Dinheiro novo” é a síntese de a e b.

– Ás vezes a “quebra de molde” vem de produtos (iPod; Prozac…), ou de algum material novo (o “Nylon” fez a riqueza da Du Pont). Nesse caso, a “quebra” é uma invenção. As empresas de sucesso na Internet – Google, Yahoo, e-Bay – são invenções de novos conceitos de negócio. Moldes novos construídos em cima da infra- estrutura que a Internet propicia.

Leia também