Innovatrix

O valor da confiança

capaLivro

Trecho de meu próximo livro (prometido para mês que vem) oportuno para o momento brasileiro. É um pedacinho adaptado de um post de 2013 AQUI 

“Confiança (TRUST) é essencial para criar prosperidade. É muito mais que uma virtude social bacana; sem ela não há culturas empresariais inovadoras. Não há prosperidade sustentável. Não há crédito. Não há perspectiva de relações duráveis em nenhum domínio. É cada um por si. Confiança é o que sustenta a reciprocidade- a medida (muitas vezes inconsciente) que pessoas usam para determinar seu grau de compromisso e engajamento num ambiente social qualquer (empresa, país..) no qual tenham de interagir com outras pessoas. É ela que determina a atitude dos indivíduos no ambiente- o que eles fazem de fato, não o que dizem que fazem.

Quando estamos em ambientes em que se exercitam cooperação e reciprocidade, nosso instinto de cooperação nos direcionará a cooperar também. Nossas mentes tiram uma amostra da população ao redor e, se percebemos as pessoas como cooperativas, tornamo-nos como elas. Em um ambiente trambiqueiro, porém, cujas normas sociais não dão suporte à cooperação, nosso software nos torna permanentemente desconfiados. Todo mundo trata de proteger seu próprio traseiro.

Ambientes inovadores têm “sistemas operacionais” que garantem alto nível de cooperação baseada em reciprocidade.

Em qualquer ambiente há os que enxergam o mundo como um “jogo de soma zero” e os que o veem como “jogo de soma não zero”. Se sua mentalidade é “soma zero”, você vai tentar pegar a maior fatia possível do bolo antes que outro o faça. Você acha que só pode ganhar se outro perder. Em vez de investir suas energias na busca de possibilidades de se dar bem cooperando, você opta por ser um predador. Enquanto um equivalente seu (nem um pouquinho mais inteligente que você) que vive na Noruega ou em Silicon Valley ,empreende ,arrisca e inova, você está preso à lógica “soma zero”. Não é só sua culpa. A corrupção, em qualquer sociedade, é resultado de duas coisas: escolhas individuais e normas sociais. Juntas, as duas definem o nível de corrupção de um país”.

 

Leia também