Innovatrix

Tecnologias sociais lastreiam a colaboração

tecnologias-socias

A pergunta de 1 trilhão de dólares é esta: “o que torna um país mais rico q outro?”. Em 2002 uma pesquisa com 72 países investigou isso.

“Talvez se imaginasse que os fatores determinantes fossem coisas como a existência ou não de recursos naturais, competência de políticas de governo, ou sofisticação de tecnologias físicas. Mas não, descobriu-se que são as tecnologias sociais: regra da lei, direitos de propriedade, sistema de crédito, transparência econômica, ausência de corrupção – essas coisas são muito mais importantes do que qualquer outra categoria de fatores! Mesmo países com poucos recursos naturais e governos incompetentes, saem-se razoavelmente bem se têm tecnologias sociais bem desenvolvidas! O vice versa é verdade – não há país com tecnologias sociais ruins que seja bom em inovação, independentemente de seus recursos naturais e suas políticas. Tecnologias sociais têm uma influência enorme, não só em países, mas empresas também…”.

A causa raiz dos problemas do sistema de saúde é a ausência de tecnologias sociais, não físicas. O que vai mudar isso é transparência na informação – o sistema de saúde é uma caixa preta!

Transparência é causa e efeito de competição por valor. Parece estranho, mas é a competição verdadeira (inexistente em saúde) q uelastreia a cooperação verdadeira (continua).

 

Leia também