Innovatrix

Política chimpanzé.Ou: como a politicagem mata a inovação e promove o machismo nas empresas

chimp 2

O livro acima é de Frans de Waal –o cara que aparece no vídeo AQUI 

Quer uma regra simples?  “Em países capitalistas as pessoas ganham poder porque são ricas, nas socialistas, pessoas ficam ricas porque tem poder. Quanto mais um país incentiva  as pessoas a construírem seus caminhos para a riqueza , mais capitalista  ele é; quanto mais incentiva a que pessoas com poder político recompensem-se com privilégios , mais socialista é” . Esta  citação é de Matt Ridley cujo vídeo AQUI, fez um sucesso danado . O que se segue também é adaptado dele.

Sociedades chimpanzé são socialistas-não têm nenhum conceito de riqueza, só de privilégios – principalmente os sexuais, que são acumulados por indivíduos competentes em buscar poder e conservá-lo.

Sociedades chimpanzé  parecem muito com a sociedade humana . Os machos competem pelo poder e se especializam na concessão de  favores ; as fêmeas ,especializam-se em construir redes e aplainar os caminhos das crias rumo ao poder. As lutas dos chimpanzés não são ganhas pela força bruta, mas por coligações . O “alfa” pode não ser o macho mais forte , mas tem que ser o melhor em fazer amigos  úteis e influenciar outros machos.

Nas montanhas da Tanzânia vive um chimpanzé alfa chamado Ntogi . Ele divide a carne que consegue  com sua mãe, namoradas , e também com os machos mais velhos Nunca divide com chimpanzés mais jovens, ou rivais mais experientes . Como bom aluno de Maquiavel, Ntogi cultiva seus eleitores mais confiáveis e menos propensos a disputar poder.

A carreira de um outro  macho chamado Yeroen  (documentada por Frans de Waal)lembra a  “Guerra das Roses” . Assim como Warwick Kingmaker ficava mudando seu apoio entre as casas de York e Lancaster , Yeroen alternava o seu  entre dois chimpanzés mais jovens -Luit e Nikkie- para garantir que nenhum dos dois ficaria no topo por muito tempo. Logo que um se sentia seguro para interferir com seus  privilégios – principalmente seu direito a relações sexuais com as  fêmeas – Yeroen mudava seu apoio e começava  a se aproximar mais do outro.

A arrogância e paranóia de um macho alfa  são imediatamente familiares para quem conhece a política no dia-a-dia das empresas. Frequentemente eles são os primeiros a acordar de manhã; muitas vezes fazem performances histéricas ,exibicionistas, de confiança e poder.

Conhece isso leitor?

(Continua)

Leia também