Innovatrix

Sistema de saúde, teu nome é destruição de valor

car

Montadoras de automóveis têm centenas de fornecedores. Todos têm de capturar valor para terem o direito de existir. Valor se mede em dinheiro, portanto, todos têm que ganhar dinheiro. Quanto? Depende do que cada elo consiga para cobrir seus custos e reter alguma margem. Essa margem, é claro, depende do preço que o comprador – o árbitro final! – estará disposto a pagar. Se ele pagar o necessário, os elos da cadeia lucram, mas ele é quem decide.

O dinheiro que sobra para cada elo mede o valor que cada um agrega ao carro. Todos ganham se o sistema funciona, caso contrário, só se capturará valor roubando-o de outros, e o valor total diminuirá. Assimetria destrói valor. Simetria cria.

Dinheiro foi inventado para estocar valor. Dissociado de “valor” não tem significado – é apenas papel. Gera uma doença que incapacita e pode matar : inflação. Inflação alta, sistema doente. Quanto mais alta, mais perto da morte. Geração de riqueza é valor real compartilhado.

No Brasil, a inflação da saúde é 3-4 vezes maior que a do resto da economia. Enormes reajustes anuais tentam transferir para o pagador os custos gerados pelas assimetrias existentes, mas o que entra no sistema desta maneira é dinheiro dissociado de valor. Você já sabe o que vai acontecer. Sistema de saúde, teu nome é destruição de valor.

Leia também