Innovatrix

O comportamento TIT for TAT

tit-for-tat

Relacionamentos “soma zero”empobrecem; levam ao colapso. Qualquer coisa “coletiva” que funcione, funciona por meio de dinâmicas“não zero”, mas o mundo só entendeu isso recentemente quando pesquisadores descobriram o poder de um tipo de comportamento a que chamaram TIT for TAT.

TFT constrói reciprocidade e foi identificada na natureza, na economia, na vida. Reciprocidade lubrifica as relações, mas só existe onde há confiança, se não, o natural é “trair”. Se no sistema de saúde impera a mentalidade “soma zero”(todos traem todos) para reformá-lo poderíamos nos inspirar em TFT, e é o que faremos. Usaremos ciência (rigor /evidências, não “opinião”) para propor soluções.

Reciprocidade é a base de tudo o que é cooperativo: células em organismos, comércio em todas as escalas, comunidades prósperas, ecossistemas empresariais. Perdemos tempo com propostas inócuas em saúde. Nada funcionará enquanto imperar a mentalidade “soma zero”.

Mudar o sistema de remuneração não funcionará; uso de registros médicos padronizados não funcionará; exortar cada um “a fazer sua parte ” funcionará menos ainda.

Se o leitor permitir, antes de responder sobre o que fazer, queria produzir ainda alguns posts sobre a epifania que foi a descoberta de TIT for TAT no fim do século XX. Posso?

 

 

Leia também