Innovatrix

Macacos especiais – ou: como um consultor explicaria a origem do dedão

polegar

Há milhões de anos um tipo de macaco desenvolveu dedos polegares (opposable thumbs). Eram macacos que viajavam grandes distâncias saltando de galho em galho – e uma mutação genética,”um dia”, produziu um tipo de dedo que tornava mais firme o ato de agarrar galhos. Surgia o dedão.

Era uma ideia ótima porque evitava a queda que levava tantos macacos a serem devorados por animais ferozes lá embaixo. O polegar trouxe vantagem para a sobrevivência de quem o possuía. Como não eram devorados com a mesma frequência dos demais, os que tinham aquele apetrecho se reproduziam mais, e seus descendentes herdavam o dedão. Foi assim que, naquele ambiente, macacos com dedão tornaram-se predominantes. Em pouco tempo, só macacos com dedão existiam. Os demais sumiram da paisagem.

Um consultor empresarial explicaria este fenômenos dizendo que macacos com dedão foram “feitos para durar” porque os membros de sua espécie são especiais. Mas foi o ambiente que os selecionou (a geografia!). Eles sobraram da extinção porque tinham características vantajosas para aquele ambiente, e só para aquele ambiente!

“Pessoas especiais” são pura mitologia. No Google, na AMBEV, na GE , Facebook, Apple… onde for.

O que essas empresas têm, são mecanismos automáticos para excluir quem não se adapta ao sistema (ambiente) que os líderes desenham para elas. Quem fica (aqueles que a gente vê dando entrevistas “se achando” o máximo), fica porque se adaptou àquele sistema, não porque seja “especial” de alguma forma. Em outros ambientes não conseguem reproduzir o mesmo desempenho, como eu disse neste vídeo aqui. Ter dedão só dá vantagem para um certo tipo de macaco.

 

Leia também