Innovatrix

Seis quadrinhos explicam VALOR EM SAÚDE

img3

 

Acompanhe na figura:
1- VALOR é o fundamento universal de tudo que tem a ver com prosperidade. É a ideia central da economia. Só de uns dois séculos para cá, descobriu-se que valor só cresce quando é compartilhado. Só quando há alinhamento de interesses, há prosperidade. “Jogos de soma positiva”, como se diz.

2- Mas em saúde, por razões históricas, não há compartilhamento de valor, só há “jogos de soma zero”. Os interesses são assimétricos. Participantes só ganham tirando de outros. Por isso é que preços sobem e qualidade não melhora.

3- Para fazer o sistema gerar valor, temos de medir e divulgar os DESFECHOS que contam para os usuários. Valor é desfecho/custo. Tudo que tem valor tem custo.

4- Em saúde, quem paga sabe quanto custa, mas não sabe os desfechos pelos quais está pagando. Ninguém mede desfechos! Não se pode gerar valor sem aferir desfechos.

5- No momento em que divulgarmos desfechos, os interesses dos participantes se alinharão (em torno do que é realmente importante para o paciente!), e…

6- … a simetria será instaurada garantindo que preços vão cair e a qualidade melhorar. Como eu sei? É que é isso que acontece sempre em sistemas simétricos/alinhados.

É como a “lei da gravidade”; uma lei da natureza.

 

Leia também