Innovatrix

Reputação é um sinal antropológico de que você não trapaceia

escada

Num jantar, você e quatro amigos vão rachar a conta. Você, que pagará 25% dela, escolhe pratos que custem mais ou menos como os dos outros . É racional isso, pois um mais malandro que peça, digamos, lagosta, depois que os demais pediram pizza, será considerado explorador da boa fé dos amigos.
Já no almoço de fim de ano da empresa há umas 30 pessoas, e você (que está duro) vai pedir pizza. Os primeiros porém, pedem camarão gratinado, e você, que vai pagar 3% da conta de qualquer maneira, muda rapidinho: “camarão pra mim também, seu garçom!”.
O custo adicional para o grupo será mínimo, e você terá uma refeição bem melhor. O problema é que se todo mundo pensa e age assim, o grupo gastará muito mais do que gastaria se cada um pagasse individualmente pelo que consumisse. O grupo explorará a si próprio.
Há inúmeras situações assim na vida social.
Em saúde é só o que há. A tentação de agir em benefício próprio, explorando o grupo ao qual se pertence é humana, mas há um fator q desestimula isso: reputação. Reputação é sua” marca”- um sinal antropológico de que você não trapaceia. No passado, aqueles que trapaceavam seus grupos eram expulsos deles e não sobreviviam.
Em saúde, DESFECHOS medidos e divulgados são a chave para garantir a reputação do prestador.
Vão ajudar a acabar com a exploração geral no sistema.

Leia também