INNOVATRIX-Clemente Nobrega
Para construir inovação precisamos de duas coisas
Conexões
… um método para estabelecer conexões com o maior número possível de outros elementos, e um ambiente randomizante que estimule encontros, choques, entre esses elementos.
Inovação empresarial para ser sistemática pede método e ferramentas para impelir nossas mentes para configurações de neurônios que levem à soluções criativas de problemas. Certos ambientes e certas técnicas estimulam a capacidade natural do cérebro de estabelecer novos elos de associações. Sem associações, nada feito.
– As cidades que surgiram após a agricultura(há 10 mil anos) impulsionaram a inovação por isso. Antes delas, os humanos interagiam por meio de redes esparsas, diluídas, pouca gente nos bandos de caçadores coletadores. Essa tecnologia que chamamos de agricultura, ao gerar excessos de alimentos, permitiu o aparecimento de mais bocas, produzindo mais gente por metro quadrado. Para você ter inovação tem que ter gente conectada; quanto mais, melhor. Inovação nunca rola no “interior”, no isolamento. Cidades são como bancos de coral- um substrato para a a explosão de criatividade.
O comércio-(trocar;comprar e vender)-sempre foi a maneira mais básica por meio da qual os humanos lucraram com os excessos que conseguiam acumular-comida ou artefatos. Isso (to trade,o instinto de comerciar)- é um instinto do qual já há indícios milhares de anos antes da agricultura. É um instinto (quase) tão básico quanto o sexual.
Cidades e mercados são essências para que a inovação ocorra. Empresas que desejam transformar a inovação em um processo sistemático têm que replicar em seu interior os mecanismos que a vida usa para criar- muitos elementos e um processo de gerar conexões criativas entre eles- uma dinâmica que está presente em tudo o que é vivo, criativo e inovador. Essa ideia é o centro do método INNOVATRIX.