O efeito Yellowstone, ou, a armadilha da rigidez de pensamento
Num post curto aqui, mostrei os problemas que certo tipo de “pensar rígido” induz. Terminava me perguntando o que os políticos que pretendem nos governar achariam disso. Um Tweet importante (endossado por Nassim Taleb)- concorda.
A tradução do cartoon é a seguinte.
-“Há mais de meio século o serviço florestal dos EUA adotou uma política de tolerância zero contra incêndios apagando-os assim que se iniciavam, para proteger o ecossistema florestal”
-“Parecia funcionar muito bem, até que um dia aconteceu o impensável: um incêndio enorme- mais de 30X maior do que qualquer outro já ocorrido- devastou o Parque Nacional YellowStone”.
-“Aqueles idiotas burocratas míopes simplesmente não entenderam, que pequenos incêndios limpam periodicamente a floresta, consumindo os materiais mais inflamáveis (folhas e galhos secos), tornado-a assim menos suscetível a grandes incêndios. Mitigação de risco é realmente a vida de um bombeiro”.
-“Incêndios são stressores saudáveis para florestas. A politica de suprimi-los parece correta `a primeira vista, mas torna-se destrutiva no longo prazo por remover do sistema natural as forças que o mantinham em equilíbrio”.
-“A “ilusão da proteção” ficou conhecida como o “Efeito Yellowstone” e se aplica claramente a outros ecossistemas além de florestas”.