Innovatrix

Líderes Mulheres na Pandemia (parte I)

paises

 

Países que estão dando as melhores respostas na pandemia são liderados por mulheres.

Não tenho teoria para explicar, mas investigaria a seguinte hipótese (atenção: não me perguntem o q eu acho que é; não sei. Estou dizendo que investigaria).

Talvez, por alguma característica psicológica, elas tenham mais propensão para agir mais cedo ante a perspectiva de consequências graves. Mesmo que outros achem que estão “entrando em pânico”, que são “inseguras”, “fracas”,”despreparadas”; ou que não estão “entendendo direito”. Essas desqualificações idiotas tipicamente masculinas, você sabe… Dito de outro modo: diante da possibilidade de catástrofe, elas talvez adotem com mais naturalidade a única postura produtiva: esquecer probabilidades/modelos/projeções/evidências, e agir como se não fosse haver amanhã se não agissem. Tomar medidas logo para evitar o que não se pode saber se virá mesmo.

Repare que a recomendação mais “científica” de que dispomos – isso que chamamos pomposamente de “isolamento social” – já era praticado por nossos avós e pelos avós deles: isole-se. Criar barreiras físicas ao contágio é sabedoria ancestral. Ontem:”use camisinha”. Hoje: “fique em casa”.

Veja o que escrevi sobre Angela Merkel uns 5 posts atrás:
http://innovatrix.com.br/licao-de-lideranca

Leia aqui a matéria da FORBES:
https://www.forbes.com/sites/avivahwittenbergcox/2020/04/13/what-do-countries-with-the-best-coronavirus-reponses-have-in-common-women-leaders/?fbclid=IwAR2xWIxn9YmD39dOu7ZAeIEgr2G_b1fQlB23t0H7YnvGkq5hnUh8tRVtFGQ#50ea3e03dec4

Leia também