Innovatrix

Marketing tem que partir de requisitos de usuários, ou seja: de desfechos

latas

 

A evolução do design de uma lata de cerveja foi uma série de avanços para eliminar falhas e disfuncionalidades – nos materiais utilizados, na forma, na válvula de abertura (que tinha de abrir fácil, mas não fácil demais)… Até chegarmos à “perfeição”: latas de alumínio transportáveis com facilidade, empilháveis sem abaular, fáceis de manusear, leves, abrem fácil (mas não fácil demais), não espirram, não despressurizam, não cortam o lábio.

O design da lata evoluiu em resposta a imperfeições nos itens que citei. Todo design bacana de produto ou serviço é resultado de um processo assim.

Um design só atinge a perfeição por meio do feedback de quem usa. É o usuário que vai informando ao projetista onde o sistema inicial precisa ser mexido.

Chamamos as métricas que o usuário usa para escolher um design de DESFECHOS. Desfechos são os critérios que um usuário usa para escolher.

É o usuário quem decide o sistema vencedor, adotando ou não o produto ou serviço. Não basta ser o primeiro a entrar no mercado, tem q ser o primeiro a ocupar a mente do consumidor. O processo de fazer o consumidor escolher você e não outro, é chamado de MARKETING.

Marketing tem que partir de requisitos de usuários, ou seja: de desfechos.

Leia também