Innovatrix

De onde veio INNOVATRIX?

Veio de ideias que se originaram na Rússia com um engenheiro chamado Geinrich Altshuller (http://goo.gl/est9O).

A história teve início há mais de 60 anos, mas só veio à tona no final dos anos 80, quando uma coleção notável de tecnologias começou a migrar dos escombros da antiga União Soviética para os Estados Unidos e Europa. Havia muita coisa interessante vindo de lá, como concepções de máquinas, processos e materiais desconhecidos do resto do mundo. Uma das coisas mais interessantes a emergir nessa época, era produto de décadas de pesquisas feitas desde os anos 40 por Altshuller.

Altshuller queria descobrir como os inventores chegam às suas invenções. Queria decifrar as regras da “mente inovadora”. Será que quem inova segue algum padrão, ou suas descobertas são aleatórias? Para descobrir, mergulhou no estudo de dados contidos em centenas de milhares de registros de patentes. Examinou, catalogou e organizou a base de patentes que estudara de modo a identificar o princípio inventivo que estava por trás de cada uma. Descobriu algo incrível: a criação inventiva pode ser codificada em pouquíssimos princípios!

A criatividade que conta para a invenção de coisas práticas pode ser ensinada!

Altshuller ficou tão empolgado, que escreveu ao “camarada Stalin” explicando por que a União Soviética era medíocre como inovadora, e oferecendo seu método para revolucionar a criatividade no país. Foi preso e condenado a 25 anos de prisão num Gulag. A União Soviética não era propriamente um lugar que valorizasse criatividade prática. Ao sair, tinha vivido uma saga que merece filme. Aperfeiçoara seu método com outros cientistas presos, e o ensinara a quem quisesse manter a mente viva nos campos gelados da Sibéria.

Na prisão, Altshuller viveu uma série de episódios dos quais só saiu vivo porque utilizou os princípios inventivos que tinha descoberto.

A teoria que ele desenvolveu – TRIZ – em russo significa Teoria para a solução de problemas inventivos (Teória Rechénia Izobretátelskih Zadátchi) e ficou restrita apenas à União Soviética pr muitos anos.

Em 1989, a “Associação Russa para o TRIZ” foi formada, e Altshuller foi seu primeiro presidente. O império soviético já estava desmoronando, porém, e, nos anos seguintes, milhares de cientistas russos (muitos deles físicos e matemáticos) começaram a chegar aos Estados Unidos e Europa com conhecimentos técnicos de primeira linha e muita vontade de ganhar dinheiro. Seu primeiro alvo foi o mercado financeiro, que os acolheu de braços abertos.

Centenas de cientistas russos passaram a contribuir com suas modelagens para os instrumentos de investimento de bancos e fundos de Wall Street. Colaboradores e ex-alunos de Altshuller também migraram nesta leva e o TRIZ começou, aos poucos, a chamar atenção de especialistas de vanguarda.
Hoje, o TRIZ, é amplamente usado por muitas das maiores empresas do mundo como GE, Boeing, Siemens… Na maior parte, empresas de engenharia.

A SAMSUNG, empresa coreana que está ameaçando grandes líderes como APPLE e GOOGLE, usa o TRIZ como parte central de sua metodologia inovadora.

O eixo central do TRIZ é a eliminação do que Altshuller chamou de contradição -(por exemplo: querer um carro mais rápido e que também gaste menos combustível). Nas mais de 200.000 patentes estudadas por ele, foram identificadas 1500 tipos de contradições. A eliminação dessas contradições é feita com o auxílio dos princípios que ele descobriu.

INNOVATRIX usa a mesma ideia: a chave para inovar no mundo empresarial é a remoção das contradições que limitam e impedem a geração de riqueza nova nas organizações.

Inovação para o INNOVATRIX é dinheiro novo!

Não é só no mundo dos artefatos de engenharia que eliminar contradições é a chave para inovar, no mundo das organizações-para gerar dinheiro novo-também é!

-Pense em qualquer grande inovação de que você se lembre: o computador pessoal, o Cirque Du Soleil, o iPod, as linhas aéreas de baixo custo como a SouthWest Airlines, a Toyota, o Wal Mart, a Nucor, as Casas Bahia… qualquer uma, de qualquer setor, de qualquer lugar eliminou uma contradição central que estava estabelecida na forma vigente de se fazer as coisas.

-Então, INNOVATRIX partiu do TRIZ e colocou o foco exclusivamente no mundo das organizações. Simplificamos, estendemos a aplicabilidade, adaptamos, combinamos diversas técnicas para criar um método mais adequado à inovação empresarial.

INNOVATRIX é isso.

Leia também