Innovatrix

Para quem quer pensar direito em gestão da saúde

post1

(I)- Ataques em outros fóruns, oriundos de certa mentalidade médica que considero atrasada, me motivam a dar um mini curso aqui para quem quer pensar direito em gestão da saúde.

Jamais falo de medicina como saber especializado, falo da ORGANIZAÇÃO que permite a entrega de boa medicina. Gestão. Processos. Aferições. Resultados. A saúde agoniza, mas “especialistas” só debatem. Ignoram o que fazer quando o objetivo é FAZER, não debater.

Eles pensam: havendo bons médicos haverá boas entregas. Errado. Bons médicos em organizações ruins, não conseguem ser bons médicos!

Acham que medicina existe para “ajudar pacientes por meio de médicos”. Errado de novo. Medicina existe para ajudar pacientes. Ponto. Médicos podem ser substituídos se alternativas ficarem disponíveis. PESSOAS (enfermeiros, por exemplo), PROCESSOS como self care, e TECNOLOGIAS como telemedicina, podem ser combinados em arranjos assistenciais que podem diminuir a dependência de médicos (EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS, não em todas, veja próximos posts!).

Diga isso em público e você será submetido a uma barragem de ataques cujo subtexto é: “como ousa um vulgar engenheiro,vir dar palpites em nossa profissão?”.

Mas, conhecimento cresce por subtração muito mais que por adição. Está na hora desses doutores desconstruírem certas crenças.
(Continua…)

Leia também