Innovatrix

Críticas à operadora Prevent Senior são justas?

post1

 

Críticas à operadora Prevent Senior (PS) pelo índice de mortalidade por Corona em seus hospitais. São justas? Um experimento pode responder.

A PS só aceita idosos. Divulgam resultados muito bons apesar de cobrarem menos que concorrentes (que não querem idosos de jeito nenhum!). O modelo é baseado em prevenção e gestão do cuidado. Só atendem em unidades próprias. Se o vírus ataca preferencialmente o estrato da população que é o alvo da PS, espera-se que num hospital que só atenda clientes PS haja mais mortes por Corona que em outros (em condições assistenciais comparáveis – não pode ter descontrole de infecção hospitalar p. ex).

O EXPERIMENTO – no melhor espírito VBHC – é o seguinte: aferir DESFECHOS CLÍNICOS de populações com CV atendidas em hospitais PS e não PS . Primeiro aferir “sobrevivência”. Note que não é implausível que hospitais PS tenham melhores índices de sobrevivência, mas isso é especulação, para saber tem que MEDIR! Medir também tempos de internação, complicações, etc. É um experimento fácil – prontuários dos pacientes têm os registros. O esforço para ajuste de risco seria mínimo, pois faixas etárias e comorbidades seriam as mesmas (PS e não PS). Auditoria independente daria credibilidade aos resultados. Esta é a maneira de saber a verdade, o resto é marketing, venha de que lado vier.

 

Leia também