Competição por valor, não por preço
Em 1 de janeiro entrou uma lei em vigor nos EUA que obriga hospitais a divulgarem na Internet os preços padrão de todos os seus serviços. Até os Republicanos aplaudiram (a medida faz parte do plano do Obama, Democrata).
Acham que consumidores de saúde vão comparar preços antes de “comprar”, e que, como em outros setores, isso fará os preços caírem. “Ei, doutor, por quanto está saindo a cesária aí?”. Vai dar errado.
Em saúde a competição certa – a competição que baixa preços – NÃO É POR PREÇO, mas por VALOR: preço vis a vis o resultado que se obtêm. Divulgar preço sem divulgar “desfechos” para cada condição médica, é receita para o desastre.
Seria como uma revendedora anunciar “compre aqui seu carro zero por 15mil reais à vista”. Imagina o “carro” que você estará comprando.
Tem que divulgar a informação completa, se não dá errado! Me fez lembrar o teste que a professora deu: “faça um círculo em torno do menor número”. Veja na figura o que o Joãozinho fez – certinho o que foi pedido. Só que Joãozinho levou zero.