Ambientes que inovam, inovam por meio de times
O tipo de capital mais importante para uma empresa (ou país) é chamado de Capital Social – o conjunto de valores informais que são compartilhados pelos membros do grupo. Se as pessoas esperam que outros membros vão se comportar honesta e confiavelmente, eles confiarão uns nos outros.
Nos ambientes bem sucedidos confia-se que cada um vai agir com justiça e obedecer à lei. As redes política e social são organizadas horizontalmente, não hierarquicamente. Isso quer dizer que essas coisas emergiram das relações entre as pessoas naquele ambiente não foram estabelecidas de fora.
Essas “comunidades cívicas” valorizam a solidariedade, participação e integridade. Em regiões não desenvolvidas, a simples ideia de cidadania é desconhecida. Há pouco ou nenhum engajamento em atividades comunitárias. Para os habitantes, as questões públicas são para “alguém resolver”: os políticos, os patrões… As leis, é claro, estão aí para serem desrespeitadas, mas, com medo do comportamento desregrado “dos outros”, todo mundo exige mais disciplina. Bloqueados nesse círculo vicioso, quase todo mundo sente-se impotente e explorado.