Competição por valor. Meça e divulgue desfechos.
Só pagamos pelo que percebemos ter valor; percepção que começa com o resultado que obtemos. Chamemos esse resultado de DESFECHO. O primeiro passo para “construir valor” é divulgar (para o mundo!) os desfechos que você produz para seus clientes.
Em saúde, tudo começa com “não morrer”. Nos casos mais agudos, os desfechos relativos à FUNCIONALIDADE básica (ficar vivo!) são a prioridade. Mas “taxa de sobrevivência” não basta – como será o “day after”? “Sobrevivi, mas vivo com dor, toda hora volto ao hospital, tive infecção hospitalar, sofri queda por desatenção da equipe”. A percepção de valor então vem da CONSISTÊNCIA (ou CONFIABILIDADE) do serviço: qualidade de vida, efeitos adversos do tratamento. No terceiro nível o que define percepção é a experiência do paciente, que se traduz pela CONVENIÊNCIA do serviço prestado. É amigável? As pessoas são educadas? Quartos limpos? Comida decente? Se você quer CONSTRUIR VALOR EM SAÚDE, trabalhe FUNCIONALIDADE, CONFIABILIDADE e CONVENIÊNCIA.
Meça e divulgue seus desfechos. Ninguém faz isso. Você vai fazer um golaço. Ia esquecendo do preço. Você poderá cobrar tanto mais quanto melhor você for percebido nos três itens. Preço é o cliente que determina, não você. Você só pode trabalhar nos itens que compõe a percepção de valor. Faça isso. Meça e divulgue desfechos.