Innovatrix

A profissão do futuro é…

inovacao

Acima, a capa da revista “The Economist” de 04 de Maio de 2017. Dados substituem o petróleo como maior riqueza do planeta. Hoje, os gigantes na geração de dados e na corrida em busca de inteligência para processá-los, já são as empresas mais valiosas do mundo. Falo dos “suspeitos de sempre”- Google, Microsoft, Facebook, Amazon, Uber, Tesla (notar ausência da Apple. Estranho…).

Mas todos sabem que a qualidade dos algoritmos e o talento para desenvolvê-los é que fará a diferença. O sucesso “é sobre receitas, não sobre ingredientes”. Assim como não basta ter petróleo para ser rico, não bastará gerar zilhões de dados para ser rico.

Petróleo refinado dá mais dinheiro do que petróleo bruto; com dados “refinados” será a mesma coisa. Todos os que estão na corrida sabem que os novos donos do mundo terão que ter uma competência essencial: inteligência para separar “sinal de ruído” em montanhas colossais de dados desestruturados, ou seja, fazer o “refino” dos dados brutos. São algoritmos programados por matemáticos que fazem isso. A profissão do futuro que já chegou é “garimpador matemático de dados”.

 

 

Leia também