Innovatrix

A máquina que mudou o mundo

livro

Nos anos 80, três grandes ecossistemas de produção dominavam o mercado de automóveis. Suas cadeias de fornecedores eram uma barafunda de interesses conflitantes, desconfianças, ódios reprimidos e destruição de valor. A qualidade era ruim by design.

Então, outra mentalidade de “produção” começou a furar a casca da mediocridade existente. Veio de fora; da periferia. Veio do Japão. Enquanto as 3 grandes precisavam de 2500 fornecedores para fazer um carro ruim, ela fazia um melhor com 300.

É este o livro q recomendo quando me pedem orientação para entender gestão. Não façam MBA antes de lê-lo. Talvez nem precisem fazer depois.

“A máquina que mudou o mundo” não é sobre carros, é sobre a produção de qualquer coisa centrada em VALOR PARA O USUÁRIO. Foi isso que detonou as práticas estabelecidas na indústria automobilística – exatamente o mesmo que será necessário em saúde.

VALOR PARA O USUÁRIO é criado pelas mesmas práticas em qualquer setor!

Serão nessas práticas que as orquestradoras de saúde terão de ser boas (veja meus post anteriores). Essas orquestradoras também virão de fora do sistema, e vão dominar a saúde se as guildas não atrapalharem.

PS: Por favor, não me enviem mensagens dizendo que “saúde é diferente de carro”. Conheço esses argumentos e são todos ruins. Poupem meu inbox, please!

 

Leia também