Innovatrix

A evolução da tecnologia

A evolução da tecnologia é a evolução das formas por meio das quais a informação se manifesta.

tecnologia

A evolução segue uma dinâmica que tem uma espécie de “vida própria”- a informação parece ter uma “intenção”.

Ela quer ser livre para penetrar em qualquer coisa; busca substratos (que chamamos de tecnologias) nos quais possa “encarnar”, e a evolução desses substratos segue padrões que podemos detectar e, com isso, prever o contorno do que virá (não o detalhe, o contorno).

Mas o importante é a informação, não o substrato. Tecnologia pode ser patenteada, informação não. Informação é livre. É a informação mesma que constrói as inteligências que produzem as coisas nas quais ela vai residir.

O DNA é um artefato da informação. O cérebro humano construído pelo DNA, também. Uma machadinha de pedra lascada ou um chip, construídos pelo cérebro, também. É a informação que constrói as várias formas de inteligência.

Hoje, a informação produz substratos mais potentes que o cérebro humano, e a seta da inovação está apontando para a emergência de uma sociedade em que a inteligência decisiva para que ela continue a se expandir, será sintética, não mais biológica; o cérebro biológico,como ferramenta principal da informação, está na iminência de ser ultrapassado. Esse processo já começou, e vai acelerar exponencialmente nas próximas décadas com profundas implicações em tudo. Pode vir a ocupar o universo inteiro. Vai começar com empregos e profissões, mas pode chegar à arte, ao amor e até mesmo à ressignificação do que consideramos “humano”.

(PS: Trecho de meu próximo livro “Bem vindo à era do Centauro – Profissões e futuro no mundo da superinteligência”).

 

 

Leia também