Obter resultados é a essência da gestão. Só se chega a resultados resolvendo problemas; portanto, gestão é resolver problemas.
Repare que o foco da gestão – a essência de seu conceito – se aplica a qualquer atividade ou especialização profissional; medicina, engenharia, direito, governo, ONGs, setor público ou privado…O que você quiser.
Gestão é para todo mundo porque todo mundo precisa gerar resultados.
É inacreditável como se perde tempo e energia nas empresas tentando resolver o problema errado. Isso ocorre porque não aprendemos metodologia de solução de problemas nos cursos de gestão (o que é um escândalo, dado que (repetindo!) gestão é resolver problemas. Se não se aprende a resolver problemas não se aprende gestão!)
A situação na formação dos gestores é equivalente a de uma formação em medicina que ignorasse o tema “saúde”. Nonsense. Para mim, este é o motivo pelo qual administração de empresas não tem a mesma credibilidade de “direito”, “engenharia”, “medicina”…
Na maior parte das vezes os problemas que se tenta resolver nas empresas são definidos de forma errada, portanto, quando são resolvidos, são os problemas errados que são resolvidos.
O maior talento em gestão é o de resolver certo o problema certo.
Os problemas com os quais um gestor se confronta estão em dois domínios.
- Problemas de lucratividade
- Problemas da cultura da organização.
Os problemas de lucratividade têm a ver com receitas e custos, que são as questões que pressionam o “hoje” da empresa- o seu “agora”- pois é dessas duas entidades que vem o lucro. Marketing/vendas. Produtos, preço, novos mercados, inovação, processos, competências (para operar os processos de hoje) etc..
Os problemas da cultura têm a ver com a sustentabilidade da empresa. O resultado do “hoje” vai se sustentar “amanhã? Tenho competências certas para amanhã? Tenho a mentalidade certa? Liderança? Cultura de resultados? Meritocracia? Governança?
Há método e disciplina para enquadrar e resolver problemas empresariais dos dois domínios.
Enquadrar é a etapa que precede resolver. Um problema bem enquadrado já está mais de 50% resolvido.
Em Setembro farei seminários abertos no Rio e São Paulo sobre enquadramento e solução de problemas empresariais. Darei detalhes aqui. Aguarde.