Innovatrix

Repita ou reinvente-se?

amazon

 

Eficiência só se traduz em singularidade quando os processos executados ficam repetitivos. Enquanto não ficam, o foco tem de ser em efetividade – quer dizer, o foco tem de ser em descobrir as coisas certas a fazer. No mundo empresarial, por definição, as coisas certas têm que ser repetíveis, e assim, o segredo do que chamam de “excelência” é “repita! repita! repita!”.

Como ficamos então, diante do mantra usual: “reinvente-se! reinvente-se“? 

Bem, o mantra usual é enganoso. Sem repetição de processos efetivos você não teria aprendido a ler, a falar, ou andar. Repetir aperfeiçoando é a chave para ganhos de produtividade. Dizem que disciplina/repetição destroem a criatividade, mas é o contrário – repetição é a condição para (QUALQUER tipo de) inovação. Não é criatividade, é repetição! Google, Amazon, Apple – todas repetem processos básicos que vêm dando certo para transformar ideias em dinheiro.

A Amazon – (para mim, a mais interessante empresa do mundo) – refina a mesma coisa desde os anos 1990: processos para criar experiências memoráveis na compra de qualquer coisa! Dizem que vai entrar em health care; estou torcendo. Então, o segredo do sucesso de quem tem sucesso é esse.

O Big Mac é sucesso por isso. Uma consultoria especializada em estratégia, também. McDonalds e McKinsey são dois “Macs” diferentes, mas fazem a mesma coisa básica. Repetem processos que dão certo!

 

Leia também