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Qualquer sistema de prestação de serviços que funciona, funciona a partir de certos fundamentos.

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Por que seria diferente em saúde? Prestação de serviço que funciona é assim: pessoas competentes operando processos concebidos para GERAR um VALOR que clientes considerem adequado. Arranjos “certos” de PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIAS.

Gestão é FAZER o que é preciso para que certo arranjo “pessoas-processos-tecnologias” funcione, e “funcionar” é gerar VALOR na PERCEPÇÃO DO USUÁRIO.

Portanto, bom serviço não depende de “pessoas especiais”, de processos matadores, ou tecnologias na crista da onda, mas de arranjos dos três, que deem conta de necessidades específicas de usuários. Este é o fundamento. Todo curso de gestão deveria partir disso.

Quem define se o serviço tem valor é o USUÁRIO, não você. Não há razão para ser diferente em saúde, mas é, e esta é a causa de todos os seus males.

Para empresas com fins lucrativos, valor se mede em dinheiro: é o que sobra depois que paga seus custos. Portanto, VALOR=PREÇO-CUSTO.

Arranjos “processos-pessoas-tecnologias” são chamados de “MODELOS DE VALOR” (ou modelos de negócio no contexto privado). O sistema de saúde privada está condenado porque o conjunto das empresas que o constitui não gera valor para a população (gera dinheiro para alguns poucos, mas dinheiro não é valor!).

Portanto, os preços têm que ser cada vez maiores para cobrir os custos correspondentes. Portanto, vai desmoronar.

 

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