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O que determina a escolha do Consumidor

celular

 

Para um consumidor (de qualquer coisa!) nem tudo é importante ao mesmo tempo. Tudo começa com a FUNCIONALIDADE – o que estou escolhendo FUNCIONA para minha necessidade primária? EX: os primeiros celulares eram pesadões, sinal ruim, bateria débil. Era o que havia. A opção era o orelhão. A competição entre fabricantes fez a funcionalidade melhorar, e passamos a valorizar outros atributos -“ok, funciona, mas funciona de forma confiável, sem efeitos não previstos?”.

É a CONFIABILIDADE que passa a decidir. Ex.: VIAGRA. Convencidos de que funcionava, usuários passaram buscar garantia contra efeitos colaterais (“vai afetar minha condição cardiovascular?”). A competição jogou seu jogo e todos os produtos passaram a ser FUNCIONAIS e CONFIÁVEIS.

O que determina a escolha então? A CONVENIÊNCIA para comprar/usar, e o grau de adequação às suas reais necessidades. Customização. Tempo de entrega. Atendimento. Ex.: A DELL começou vendendo PCs customizados para telefone, depois fax, depois WEB. Já se sabia que PCs eram FUNCIONAIS e CONFIÁVEIS (todos eram Windows/Intel). O que determinou o sucesso da DELL foi a CONVENIÊNCIA.

Em saúde a mesma lógica pode (deve!) ser usada. Como escolher o melhor lugar para operar, digamos, um tumor na próstata?(Desculpe o mau gosto). Veja o próximo post…

 

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