Innovatrix

O marco zero da era da informação

post3

O marco zero da era da informação não foi a Internet, nem o Netscape – o browser que tornou possível navegar naquele oceano – mas o mecanismo que a domou: o aparecimento do Google em 1998. O Google foi o fato determinante para que estejamos entrando hoje na era das inteligências artificiais. Ao engajar bilhões de usuários que fazem buscas de todo tipo na web, demonstrou na prática o princípio que permite a construção das AIs- um princípio que se apoia nos fundamentos da ciência da informação e na evolução darwiniana. Ambas são regidas por um mesmo tipo de algoritmo- um seleciona “inteligência” naturalmente, o outro , artificialmente. O que une os dois é que ambos são “selecionadores de inteligência” (relembre a ” minhoca” num post anterior https://goo.gl/SfZ4l9).

Parece que os fundadores do Google intuíram isso logo.

Kevin Kelly, fundador da revista Wired, conta que alguns anos após o aparecimento do Google ele encontrou numa festa um dos fundadores da empresa, Larry Page. O diálogo foi algo assim:
– “Não entendo, Larry. Há vários mecanismos de busca na Internet e vocês lançam outro, que é realmente melhor, mas não cobram pelas buscas. Não vejo como o Google possa se sustentar; qual é o ponto?”.
– “Oh”, respondeu Larry, “não estamos querendo fazer um buscador melhor, na verdade estamos querendo construir uma inteligência artificial”.
Kelly não entendeu nada.

Nos últimos anos o Google comprou 13 empresas de AI e robótica. Você poderia pensar que fizeram isso para melhorar seus processos de busca, mas é o contrário, eles usam seus processos de busca para melhorar suas AIs. Estão firmes em seu propósito de serem líderes em AIs e todo mundo quer ser líder em AI. O setor mais nervoso em start ups é o de AIs. As grandes empresas estabelecidas brigam para comprá-las. Não há futuro fora das AIs.

Kelly não entendeu na época, mas em seu livro mais recente, prevê que em 2026 o Google será essencialmente uma empresa de AI, não de buscas (apesar de hoje mais de 80% de suas receitas serem oriundas de buscas).

 

Leia também