Innovatrix

O Livremercadismo

World-GDP

 

Clique aqui e veja a “dança das cadeiras” entre países com maior PIB de 1961 a 2017. Os campeões são praticantes do “livremercadismo”. Não são perfeitos nisso, mas são bons o suficiente para gerar mais aumento de prosperidade.

Prosperidade é mais gente vivendo melhor. “Livremercadismo” significa que o que acontece na economia é resultado da escolha livre dos indivíduos entre alternativas que lhes são apresentadas. Claro, submetidas à “moldura” que o estado estabelece. Este tem que ser competente para estabelecer “molduras certas” para gerar os efeitos que se desejam. Prosperidade vem de indivíduos escolhendo livremente o que lhes pareça melhor, não de tutela do estado, de entidades de classe, ou (muito menos) de líderes carismáticos.

Em saúde deve ser estabelecida uma “moldura” que permita que quem pague tenha a informação certa para escolher certo – isso levará à redução dos custos e melhora da qualidade. A moldura que os formuladores de políticas devem definir tem que estabelecer a primazia do VALOR em saúde.

Valor se mede por um número: desfecho dividido pelo custo para obter o desfecho. Entre dois tratamentos para uma mesma condição médica, terá mais valor o que gerar melhores desfechos ao menor custo. Meçam valor, e remunerem por valor. Custos cairão. Qualidade aumentará.

 

Leia também